terça-feira, setembro 14, 2010

10 Questões

Sempre que estiver perante uma situação em que tem que escolher entre duas opções, pergunte-se:

1- Esta escolha irá conduzir-me a um futuro sorridente ou irá manter-me preso no passado?

2- Esta escolha irá trazer-me realização a longo prazo ou gratificação a curto prazo?

3- Estou a assumir o meu poder ou a tentar agradar a outros?

4- Estou a olhar para o que está bem ou para o que está mal?

5- Esta escolha irá adicionar algo à minha vitalidade ou irá roubar-me energia?

6- Irei utilizar esta situação como um catalisador para crescer ou para me deitar abaixo?

7- Esta escolha dá-me poder ou rouba-me poder?

8- Isto é um acto de amor-próprio ou de auto-sabotagem?

9- Isto é um acto de fé ou de medo?

10- Estou a escolher a partir da divindade em mim ou da humanidade em mim?


A resposta a estas perguntas irá ajudá-lo a tomar sempre a decisão certa. Pode ainda fazer um pequeno exercício mental. Imagine no seu Na’au (localizado fisicamente três dedos abaixo do umbigo) uma chama. Como é essa chama? Pequena e frágil, a precisar de cuidados para não se apagar? Ou é forte e capaz de arder dias a fio sem necessidade de lenha para arder?

A sua chama Na’au é a indicação da sua vitalidade e da sua ligação ao divino. Vá verificando o seu estado ao longo do dia. Verifique se é uma chama que ilumina até o caminho dos outros, ou se por outro lado precisa da luz das chamas das pessoas que o rodeiam para poder ver onde vai? O que pode fazer para aumentar a sua chama? Deixo-lhe sugestões de coisas que apagam a sua chama, assim como aquelas que a fazem arder e irradiar luz à nossa volta.

Para apagar a sua chama:

- Rodear-se de pessoas que o criticam e o impedem de ver a sua magnificência;

- “Devias”;

- “Tens que”;

- Obrigações;

- Tentar conseguir a aprovação dos outros;

- Tentar ser simpático;

- Não comunicar;

- Mentir a si mesmo;

- Bisbilhotar;

- Chegar atrasado;

- Não se importar com os sentimentos dos outros;

- Comparar-se a outros;

- Julgar-se;

- Julgar os outros;

- Não ter tempo para desfrutar das coisas que tem;

- Estar à espera que outros o façam feliz;

- Viver com medo;

- Pensar que outros são melhores que você;

- Não fazer uso do seu poder;

- Ignorar os seus desejos mais profundos;

- Gastar mais dinheiro do que tem;

- Comer mais do que precisa;

- Procurar incessantemente o prazer pessoal;

- Perder tempo;

- Rejeitar um cumprimento;

- Tentar ser alguém que não é;

- Não ser capaz de criar as suas próprias fronteiras;

- Não ter tempo suficiente para estar só consigo;

- Trabalhar tanto que não consegue descansar;

- Ignorar a sua voz interior.


Para fazer crescer a sua chama:
-Sentir empatia pelos outros;

-Ter tempo para si;

-Passar algum tempo com aqueles que ama;

-Tomar nota das coisas que fez bem feitas;

-Descansar;

-Divertir-se;

-Fazer exercício físico;

-Comer de maneira saudável;

-Gastar dinheiro de maneiras sábias;

-Planear o futuro;

-Estar com pessoas que o inspiram;

-Ter tempo para se mimar;

-Fazer o que é melhor para si e para aqueles que o rodeiam;

-Sentir-se grato por ser quem é;

-Ser honesto consigo e com os outros;

-Honrar a sua palavra;

-Pagar as contas a horas;

-Ser compassivo;

-Ser íntimo com aqueles que ama;

-Fazer a mor;

-Fazer trabalho voluntário;

-Dizer aos outros o quanto significam para si;

-Fazer aquilo que ama;

-Ir atrás dos seus sonhos;

-Fazer escolhas consistentes com os seus sonhos;

-Dançar;

-Perdoar;

-Ser responsável;

-Procurar o que está bem;

-Fazer algo bem feito;

-Cuidar das pessoas que precisam de si;

-Ouvir os outros a partir do seu coração;

-Receber o amor de outros;

-Dar poder aos que o rodeiam;

-Permitir que outros contribuam para o seu bem-estar;

-Criar um sistema de auto-ajuda forte;

-Dizer a sua verdade;

-Saber dizer ‘não’.

Se fizer isto, a sua vida apenas pode ser maravilhosa, abundante e enriquecedora a todos os níveis.

http://www.emidiocarvalho.com/artigos_10Questoes.htm

Sem comentários: