domingo, novembro 14, 2010

RAIVA CONGELADA

A depressão, que muitos profissionais chamam de "RAIVA CONGELADA", tem apenas uma causa: o egoismo manifestado na frustração de não conseguir impor a propria vontade.


A depressão tem sido chamada de "RAIVA CONGELADA", por muitos profissionais (psiquiatras, medicos, psicologos, etc.)

Esse nome é uma descrição perfeita, absolutamente exata, da depressão. Ele acerta em cheio, pois a depressão é de fatoRAIVA CONGELADA. Chamar a depressão de RAIVA CONGELADA, não apenas descreve esse sintoma da doença mental e emocional, como também sugere a sua cura: liberte-se da RAIVA CONGELADA que a depressão desaparecerá.


Declaramos, sem medo de errar, que a depressão, essaRAIVA CONGELADA, tem apenas uma causa: O egoismo manifestado na frustração de não conseguir impor a propria vontade.


A depressão é um sintoma da doença emocional e mental, As pessoas normais, não tem depressão. Se voce não acredita procure lembrar-se das inumeras vezes em que tentavamos falar com essas pessoas a respeito da nossa depressão, das nossas perturbações. Sempre saiamos exlcamando:"Elas não me entendem, não sabem do que estou falando". É verdade, não sabiam mesmo, não faziam a menor idéai do que se passava conosco, do que fosse depressão.Graças a Deus! Para saber mesmo o que é depressão, é preciso te-la experimentado antes e isso é coisa que não desejamos a ninguém. Nem mesmo com o proposito de que se fique sabendo o que ela realmente e, e assim poder compreende-la.


Uma vez que somente as pessoas mental e emocionalmente doentes sofrem de depressão, e, sendo o egoismo e sua consequente incapacidade de amar a CAUSA UNICA da doença emocional, podemos então concluir que a raiva congelada, ou depressão, é na verdade causada pelo egoismo manifestado na frustração de não se conseguir impor a propria vontade.


Há somente uma coisa que provoca frustração: não conseguir impor a p´ropria vontade, Pense nisso. Voce certamente irá concordar que se trata uma verdade. Não conseguir impor a propria cvontade é de fato frustração.


Quando estávamos doentes, não tolerávamos que nossos desejos fossem frustrados. Se não conseguiamos impor a nossa vontade. sentiamo-nos extremamente infelizes, como se a vida não tivesse mais proposito nem sentido para nós. Era a pior tragédia que nos podia acontecer. Embora esse comportamento, fosse totalmente infantil, de uma infantilidade doentia, não conhecíamos nenhuma outra maneira de viver ou de reagir em relação as pessoas e às situações. Ver nossos desejos frustrados de fato nos atingia como uma verdadeira tragédia. Isso nos causava uma tortura

insuportável. Nossas vidas como se desintegravam.Sentiamo-nos DESCONSIDERADOS,FERIDOS, RESSENTIDOS, TOMADOS DE UMA IRRITAÇÃO que se transformava em RAIVA CONGELADA, em depressãoÉ bem possível que esse seja o sofrimentomais intensopelo qual o ser humano

possa passar. As pessoas de bom senso não conseguem entender, não conseguem imaginar como o fato de não se conseguir impor a própria vontade possa ser tão destruidor. A capacidade de tolerar essa frustração é caracteristica das pessoas normais, coisa que não acontece com as que sofrem da doença emocional e mental..

Pelo fato de ser egoista e preocupada em impor a própria vontade a pessoa mental e emocionalmente doente se condena à frustração, pois seus desejos não podem ser sempre satisfeitos. Será fatalmente envolvida por problemas e, quando a frustração a atingir, sua reação será um violento acesso de birra, que pode manifestar-se interna ou externamente. Isso outra coisa não pe senão RAIVA CONGELADA, depressão. E tudo se passa segundo essa simples formula:


Egoismo > Frustração > RAIVA CONGELADA =Depressão


Não há mais nenhum mistério nesse processo. A sua simplicidade talvez seja a razão pela qual ele não tenha chegado a despertar a atenção de profissionais da saude mental durante séculos. Agora que foi revelado, o mistério deixou de existir.


Para que possamos recuperar-nos e permanecermos recuperados, PRECISAMOS aprender que impor a nossa vontade não é tão imortante quanto nos parece. Precisamos aprender a aceitar o fato de que muitas coisas não acontecem como gostariamos que acontecessem. Precisamos livrar-nos do egoismo e adquirir a capacidade de amar. Precisamos aprender que o PROPOSITO E SENTIDO NA VIDA NAO DEPENDEM DE FAZER PREVALECER A NOSSA VONTADE. Precisamos convencer-nos de que SOUMA COISA TEM IMPORTÃNCIA; FAZER O QUE É CORRETO.. É isso exatamente que dá proposito e sentido à vida e faz com que ela s eja rica, plena e feliz, o que sem duvida significa saúde mental e emocional.


O egoismo é um saco sem fundo. A pessoa egoista não consegue ser feliz. Uma expressão que ovimos em um seminário sobre administração de serviços comunitários, realizados em Miami, Flórida, retrata ,uito bem o que queremos dizer:


HÁ BASTANTE PARA TODOS, MAS NÃO O SUFICIENTE PARA O EGOISMO DE UMA SO PESSOA.


Elimenemos, portanto, o egoismo, aprendamos a amar, para nunca mais sermos vitimas da RAIVA CONGELADA ou depressão.



Em vez da formula Egoismo > Frustração > Raiva Congelada = Depressão,


adotemos o seguinte:


Altruismo > Amor > FELICIDADE = Saude


Deixemos que prevaleça a vontade de Deus, segundo O Concebemos, e não a nossa, pois é assim que teremos saude e seremos felizes.


Fonte:Terapia_DozePassos@yahoogrupos.com.br

Sem comentários: