terça-feira, março 01, 2011

Espiritualidade - o poder da livre vontade

por Marcos Porto - portomfc@terra.com.br

Destino ou livre vontade? Escolha ou predestinação? O debate tem se intensificado desde que nós seres humanos espirituais nos realizamos como sendo separados do nosso entorno e, aparentemente apresentado com opções.

Alguns dizem que o roteiro está escrito, que nos movemos com a vida, lidando com o fluxo, mas sem termos realmente escolha do curso. Outros sustentam que escolhas não faltam, e são infinitas - que nós criaturas possuímos o poder da livre vontade.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Cientistas que exploram a natureza das forças, apontam para a sequência quase infinita de causa e efeito - e que a consequência de todas as forças é de incontestável resultado. Cada "a" leva a um "b" conduz a um "c", sem desvio.

Forças em movimento não são dissuadidas de seu efeito.

Nesta construção, não há espaço para escolha. Causa e efeito, por fim, são reduzidos a uma equação matemática que se desloca sob influência de um determinado coeficiente.

Na realidade, no dia-a-dia da vida, acreditamos que temos escolhas. Podemos escolher entre café, chá ou leite; almoçarmos no horário ou, então, quando tivermos fome. Podemos optar por usar azul, vermelho, amarelo, verde, jeans, moleton e boné. Podemos trabalhar na indústria, para o Governo, ou em prestação de serviços. Enfim podemos viver aqui, ali ou em lugar nenhum. As escolhas são muitas.

No final - é a escolha que importa?

O argumento para o destino, quão racional quanto possa ser, assume um carácter definitivo - um limite, um fim, um estado de ser, em última análise, definível mensurável de sua existência.

Aos defensores do destino, supomos pensarem que não houve influência de poderes fora das dimensões do que pode ser conhecido. Mas tudo pode não ser o que parece.

Nem ciência, nem filosofia, nem religião podem definir os limites do que é pois o âmbito de tudo isso está além da nossa capacidade intelectual de concepção.

Enquanto não pudermos ver além do alcance de nossa vista, não poderemos partir do princípio de "conhecer" o que está adiante.

Felizmente, porém, nossa vida não é uma experiência em um campo teórico. A vida é uma incursão em uma pilha de tijolos e a maravilhosa aventura criativa e construtiva com argamassa. Faz sentido?

Poderão beleza ou verdade existirem sem nossa escolha consciente?

Pois, sem a possibilidade de escolhermos pelo menos uma opção, o esforço é em vão - tudo na vida é um processo arregimentado - não uma busca envolvente.

Sem escolha, a vida parece uma farsa perpetrada por seres ignorantes - uma experiência da ilusão, um drama de colorido, mas sem fim. Sem a livre vontade, a vida realmente é uma comédia tragico novelesca. Correto?

Caso esta realidade não seja a expressão última, e caso estejamos neste mundo sensorial de terceira dimensão, temporariamente imersos na ilusão, é lógico - o poder em outra dimensão poderá influenciar o que acontece aqui.

Ainda nos inscrevendo na crença de que, embora pareça que vivemos aqui, em última análise não somos daqui, poderemos começar a entender que nós mesmos temos um meio para influenciar esta realidade - aqui novamente temos uma escolha de livre vontade.

Na tentativa de resolver a discussão entre livre vontade e predestinação, não estaremos buscando uma compreensão intelectual dos meios dessa ilusão, mas, sim, os fatos sobre quem e o que somos. Buscamos conhecer a verdade e, desta forma, entender e abraçar nossa natureza como seres humanos espirituais.

Em tudo o que observamos a capacidade de mudar de direção, de influenciar um resultado é evidente.

O universo é grande demais para nos confinar.

Nossa inteligência ainda não compreende a extensão, nem a complexidade de tudo isso.

Mesmo se o destino levar a um resultado final, na prática, os caminhos para trilharmos para lá e para cá, são tão diversos que teremos todas as escolhas não é verdade?

As oportunidades na vida são tão variadas, as promessas e os potenciais tão grandes, que o destino não tem efeito prático sobre as opções. Está claro?

Nossa vontade é livre o suficiente!

Para experimentarmos uma vida plena e satisfatória basta expressarmos o poder da livre vontade!

Somos vítimas do destino inevitável, ou será que temos o poder de criarmos nosso próprio destino? Essa é a questão de velhice milenar.

Em termos espirituais, sabemos que podemos escolher as lições antes de renascermos.
Enquanto na Terra nossa memória espiritual é apagada, mas ao invés disso, temos no poder da livre vontade, terreno necessário à disposição, para ganharmos a experiência, para cumprir o propósito a que viemos.

Para isso, o Espírito nos prepara com as condições que nos darão oportunidade de aprendermos as lições escolhidas antes de renascer.

É claro que a nossa livre vontade poderá recusar estas aulas, caso em que elas continuarão sendo apresentadas em condições adequadas para o cumprimento do nosso propósito escolhido.

O poder da livre de vontade é o nosso maior presente!

É a manifestação da Centelha Divina em cada um de nós!

Mas quantos de nós desperdiçamos nosso maior presente por não fazer pleno uso dele?

Mestre Jesus na sua missão de nos apresentar as opções de quarta dimensão, tanto no Amor como no Perdão, para nós em terceira dimensão nos diz: "Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela Sua palavra hão de crer em Ti; para que todos sejam um, como Tu ó Pai, o és em mim e eu em Ti; que também sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviastes; e eu lhes dei a glória que a mim me destes, para que sejam um como nós somos um". João 17:20-22

Observemos a humildade de Mestre Jesus! "...e eu lhes dei a glória que a mim me destes ..." Mestre Jesus, como todo nós, era totalmente dependente dos dons e graças do Pai, Ser Maior Criador Deus.

Aí está o poder da livre vontade!

Como Mestre Jesus e outros Mestres Espirituais recebem iluminação?

Eles usam o poder da livre vontade para aceitarem os dons do Pai, Ser Maior Criador Deus.

Sem o poder da livre vontade somos apenas escravos.

No entanto, como filhas e filhos do Pai, Ser Maior Criador Deus, somos seres livres: "Pai Celestial e eu somos um!" - Comunhão dos Essênios na noite de sexta-feira.



Vibremos na Luz do Amor Universal

Grupo de Tratamento Espiritual à Distância

http://br.groups.yahoo.com/group/tratamentoadistancia/

Sem comentários: