quinta-feira, julho 18, 2013

O MEDO ESTÁ IMPEDIDO QUE VOCÊ REALIZE OS SEUS SONHOS?

 Por Miguel Lucas em Motivação

O medo pode ser o maior castrador da nossa vida, impedindo-nos de realizarmos alguns dos nossos sonhos. Mas o medo pode também ser um enorme propulsor, impulsionador e protetor. A forma como interpretamos a sensação de medo, conjuntamente com a avaliação situacional desencadeadora desse mesmo medo é que nos pode conduzir para uma solução benéfica ou catastrófica. Na atualidade, o sentimento de medo é subjetivo. Sentimos mais medo construído por nós mesmos, do que propriamente vindo de uma ameaça externa concreta. Podemos sentir medo de perder o emprego, de perder o relacionamento, de fazer má figura, de não correspondermos às expetativas dos outros, de chumbar num exame, de falhar, entre outros. Todos os medos deste género, podem tornar-se num tormento nas nossas vidas e condicionar-nos a forma como levamos a vida. Podemos passar a sentirmo-nos inseguros, e com isso abandonar grande parte dos nossos sonhos e objetivos.

A boa notícia é que existem estratégias para lidar com o medo de maneira eficaz e com resultados bastante satisfatórios. Em seguida apresento alguns passos que podem ajudá-lo a a enfrentar e a lidar com os seus medos.

VERIFIQUE SE O MEDO ESTÁ PARALISANDO AS SUAS AÇÕES
É possível que o medo esteja sufocando os seus sonhos? Responda às questões que se seguem para avaliar se o medo está impedindo a realização dos seus sonhos:

Você tem medo do fracasso?
Tem medo do que as pessoas pensam acerca de você (ou que pareça estúpido)?
Você tem medo de avançar devido a preocupações financeiras?
Pensar nas tarefas que tem de realizar para ir ao encontro do seu sonho faz com que se sinta cansado, deprimido ou derrotado
Você prefere o conforto de “jogar pelo seguro”?
Este questionário não tem validade cientifica, mas pode ser de grande utilidade. Todos nós sentimos alguns destes medos. Em algum momento da nossa vida, provavelmente, todos enfrentamos um ou dois dos medos referenciados. Mas se você respondeu sim à maioria das questões acima, o medo provavelmente está a sufocar os seus sonhos.

medo

COMO LIDAR EFICAZMENTE COM O SEU MEDO E REALIZAR OS SEUS SONHOS?
1 – Identificar o medo. Tente identificar em que situações sente medo. Que assuntos, estímulos, desafios, objetivos, tarefas, sonhos, fazem disparar o seu sentimento de medo?

São as expetativas dos outros?
É a sua autoestima e autoconfiança diminuidas?
É a sua autocrítica negativa?
É o medo de fazer má figura?
É o medo do fracasso?
É a ausência de habilidades e capacidades?
2 – Avaliar se o seu medo é real? Olhe para os fatos e evidências existentes. Existe uma base concreta que justifica o seu medo, ou ele é construído apenas em suposições suas? É externo ou interno?

Por exemplo, temer a perda de dinheiro ou sofrer uma lesão é um medo válido e real. Você tem que avaliar muito bem os fatos e decidir se está devidamente preparado para se propor aquilo que pretende realizar.

Aquilo que você teme é interno? É apenas criado na sua mente? É desencadeado por fatores pessoais e intrínsecos, gerando sentimentos e pensamentos ilusórios? Por certo, esse medo é sentido como real, mas provavelmente baseado em pressupostos irracionais e distorções do pensamento. Mas se esse medo não é externo a você, não representa uma ameaça real, exceto na paralisia das suas ações que o afastam da realização dos seus sonhos e objetivos. Para aprofundar o assunto, leia: 6 estratégias para superar o medo irracional.


    


“O medo é tão profundo quanto a mente permite.” – Provérbio japonês

3 – Exposição ao medo. Você não pode deixar de sentir medo, pelo menos em algumas situações críticas. Todos estamos geneticamente preparados para sentir medo, e isso é-nos útil ao longo da vida. O que importa você aprender é a lidar com o medo e também a não criar o seu próprio medo, quando este não se justifica. Mas, quando o seu medo irracional e ilusório dispara, caso você pretenda resolver o incómodo gerado, tem que enfrentá-lo e expor-se a ele.

As pessoas que têm medo de falar em público, para aprenderem a lidar com esse incómodo, têm pouco a pouco que expor-se a ele. Claro, existem outros passos a dar ao longo do caminho da extinção do seu medo irracional, mas se nunca o enfrentar, nunca irá criar a oportunidade de submeter-se à experiência que permite ultrapassar aquilo que teme. Para aprofundar o assunto, leia: Aproveite o seu medo para alcançar os objetivos desejados.

” O nosso maior medo não deve ser do fracasso, mas ter êxito nas coisas da vida que realmente não importam.” – Francis Chan

4 – Construir um plano. As pessoas que acreditam determinadamente que conseguem realizar os seus sonhos, são aquelas que meticulosamente planejam e preparam uma estratégia para o êxito. Quando você enfrenta os seus medos, fica mais fácil de executar aquilo que planejou. Isso é geralmente mais confortável do que viver condicionado pelo medo. Se você se decidir a enfrentar o seu medo, deve fazê-lo o melhor preparado possível, idealizando um plano. Ao ocupar-se da construção do seu plano, este processo só por si, permite que você fique mais confiante na hora de colocá-lo em prática, aumentando a probabilidade de você ser bem sucedido, na superação dos seus medos e consequentemente na realização dos seus sonhos e objetivos.

Você tem que pensar positivo. Você tem que preparar-se. Você tem que tomar uma atitude positiva se quer enfrentar e lidar de forma satisfatória com o medo, é isso que você tem que fazer. Para aprofundar o assunto, leia: Planificação e estratégia, duas armas para alcançar o sucesso.

“O amador acredita que deve primeiro superar o seu medo, então ele pode fazer o seu trabalho. O profissional sabe que o medo nunca pode ser ultrapassado. Ele sabe que não existe tal coisa como um guerreiro sem medo ou um artista livre de pavor”. – Steven Pressfield

http://www.escolapsicologia.com/o-medo-esta-impedido-que-voce-realize-os-seus-sonhos

Sem comentários: