domingo, outubro 06, 2013

10 ideias de Ghandi que podem mudar a tua vida

Posted by José Maria Fonseca


Que tipo de pessoa tens que ser para mudar o mundo? Aquele tipo que é capaz de se mudar a si mesmo.

Um dos líderes espirituais mais influentes do mundo, Mahatma Gandhi, tem algumas ideias sobre os atributos e fundamentos que devemos ter para mudar o nosso mundo.

Hoje vou partilhar estas ideias:

1-Muda-te a ti mesmo.

“Deves ser ser a mudança que queres ver no mundo.”

Toda mudança deve começar de dentro. Se te esforças para mudar o teu mundo exterior antes de te concentrares internamente, podes-te sentir insatisfeito e descontente quando (e se) alcançares o teu objetivo. Começa contigo mesmo, quem és, como funcionas, o que pensas e sentes. Mudar o teu pensamento vai afetar as tuas emoções. Novas emoções vão afetar as tuas ações, e novas ações vão-te levar ao sucesso.


2- Tu estás no controlo. Tu és o dono da tua vida. Tu és o responsável.

“Ninguém me pode ferir sem a minha permissão.”

O que sentes e como reages ao mundo ao teu redor é inteiramente da tua responsabilidade. Os pensamentos e sentimentos que te afetam todos os dias são realmente criados e alimentados por ti – são a tua criação. Tu estás (se não estás podes estar) no controlo de tudo o que ocorre dentro de ti, da tua mente. Lembre-ta do primeiro passo de todo o processo do método CRESCER: “Assumir a responsabilidade”. O primeiro passo para poderes alcançar qualquer coisa na tua vida é assumires a responsabilidade da tua vida…
No entanto , há um outro lado da moeda, que envolve as experiências daqueles ao teu redor. Todas as escolhas e ações que feitas por outros estão totalmente fora do teu controlo, é o teu mundo externo (explico tudo isto a fundo no curso crescer para ser feliz). Tentar manipular ou ter poder sobre alguém é imoral e deve ser evitado.
O único poder que temos é sobre nós mesmos, e para alcançar a verdadeira realização não só temos de reconhecer e assumir a responsabilidade por esse fato, mas também aprender a dominá-lo.

3-Perdoa e Aceita.

“Olho por olho torna o mundo inteiro cego”.

Ser uma pessoa negativa, seja de que forma for, pode ser extremamente perigoso. Quanto mais cedo puderes enfrentar um problema e te libertares do mesmo (não o viveres mais), melhor. Assim que te libertares do que te poderá estar a bloquear estás livre e pronto para desenhares o teu próprio caminho. Não tens controlo sobre o passado ou o futuro. Vive o presente, aceita o passado e cria o teu futuro.


4-Sem acção não chegas a lado nenhum.

“Um grama de prática vale mais que uma tonelada de intenção.”

Sem tomar medidas… Nada feito. No entanto, entrar em acção pode ser difícil e pode haver muita resistência interior. Os três pontos anteriores podem ajudar muito nesse processo, ajudar-te a entrar em ação. Depois de teres começado a trabalhar para te melhorares a ti mesmo, assume o controlo e deixa ir o que está fora do teu alcance, vais-te sentir mais obrigado a tomar uma atitude. O processo de coaching contribui muito para ultrapassar esta (e outras) dificuldade e poderá ser a tua ferramenta para dares um novo passo na tua vida. Lembra-te, toda a vida está a crescer ou a morrer. És tu quem alimenta ou não todos os aspetos da vida… com ação. Todo o processo de coaching serve para ajudar as pessoas a agir pois a ação leva a resultados e o coaching resume-se a resultados na vida.

5-Vive o Agora.

“Eu não quero prever o futuro. Estou preocupado em cuidar do presente. Deus não me deu nenhum controlo sobre o próximo momento.”

Ser totalmente consciente no presente pode ser extremamente libertador. As pessoas que muito refletem tanto em fracassos passados ou consequências futuras negativas sentem uma extrema dificuldade em entrar em ação. O segredo é saber dominar a mente e os teus próprios pensamentos, pois são esses pensamentos que te bloqueiam. No curso Crescer Para Ser Feliz eu partilho os principais obstáculos internos que te podem limitar e esta capacidade de lidares e mudares os teus pensamentos pode mudar a tua vida. Saber aceitar o passado e deixar de prever negativamente o futuro é talvez uma das melhores capacidades que podes desenvolver na tua vida pois vais-te libertar para viveres a tua vida sem medo e sem bloqueios.

6-Errar é humano.

“Eu reivindico ser um indivíduo simples sujeito a errar como qualquer outro companheiro mortal. Eu próprio tenho humildade suficiente para confessar os meus erros
e refazer meus passos.”

Os seres humanos estão todos numa incrível jornada juntos. Estamos todos conectados, e através da nossa experiência, tentamos aprender uns com os outros e sobre nós mesmos. Errar é natural, é humano. Com a liberdade de escolha vem a responsabilidade, e responsabilidade muitas vezes pode levar a sentimentos de pressão.
Só não erra quem não tenta. Ponto final. Se tu nunca erraste, se nunca falhaste, então só pode ser porque nunca entraste em ação e nunca tentaste nada. Errar é muito bom. É sinal que estamos a crescer, a dar passos em direção em algo. Não existe ninguém, absolutamente ninguém que tenha sucesso na vida e nunca tenha errado ou falhado em algum momento.
Infelizmente o medo de falhar é muito comum e acaba por bloquear completamente qualquer pessoa no que diz respeito a lutar por objetivos. Por esse mesmo motivo eu ajudo pessoas a ultrapassar este medo de falhar e a se libertarem para viverem as suas vidas na sua plenitude. O mais simples conselho que costumo dar sobre este ponto é substituir a palavra falhar ou errar por resultado. Toda a ação tem um resultado. Nós não falhamos, temos sim um resultado que poderá ser diferente do que pretendíamos ter.
Simples não é?




7-Persistência.

“Primeiro ignoram-te, depois riem-se de ti, a seguir desafiam-te, por fim vences.”

Quando encontrares algo que te apaixona vai ser muito mais fácil seres persistente e não desistir. Este é um dos motivos pelos quais Gandhi foi tão bem sucedido com o seu método da “não-violência”. Ele e os seus seguidores acreditavam tão fortemente na sua causa que simplesmente davam a vida por isso. Eles não desistiram.
Quando sentes e encontras algo que te apaixona e que é o teu motivo de viver, não desistas. Isto é o que chamo muitas vezes do propósito de vida. Não deixe que a tentação ou falta de motivação te impeçam de viveres o teu propósito de vida. Tu és capaz de tudo, desde que tenhas foco e persistência.

8-Vê o lado bom das pessoas e ajuda-as.

“Eu olho só para as boas qualidades dos homens. Eu não sou perfeito, não vou ousar aprofundar e explorar os defeitos dos outros.”

Como foi referido anteriormente, todos nós somos seres humanos, todos juntos, numa jornada semelhante. Quando perdemos a conexão com os outros – quando começamos a julgar e criticar os outros pelas suas falhas ou erros – perdemos a conexão com nós mesmos. Uma das tarefas mais difíceis e mais libertadora é a aceitação, tanto dos outros como de ti mesmo, e muitas vezes ambas andam de mãos dadas. Quando tu és seguro, racional e compassivo não tens nenhuma razão para julgar ninguém. Aceitas as pessoas como elas são, porque estás confortável com quem és. Quando te aceitas e te preocupas, contigo e com os outros, estás mais preparado e disponível para ajudar quando e onde for necessário. E lembra-te, tu recebes o que dás. Se fores muito crítico e muito negativo podes ter certeza de que irás receber o mesmo de volta. Se deres amor, positividade, segurança e coragem vais receber tudo isso de volta.


9-Seja congruente, ser autêntico, ser o seu verdadeiro eu.

“Felicidade é quando o que você pensa, o que diz e o que faz estão em harmonia.”

Quando os teus pensamentos e ações estão alinhados alcanças uma grande criatividade, que é simplesmente um processo de tornar pensamentos em criação. A criatividade é uma das maiores formas de expressão de quem és. Ser congruente, autêntico e descobrires o teu verdadeiro “eu” é o equilibrio final.
Uma das melhores dicas para melhorares tuas habilidades sociais e te conectar com aqueles que te rodeiam é comportares-te de maneira congruente e comunicar de forma autêntica. As pessoas parecem gostar realmente de comunicação autêntica. E vais sentir uma enorme felicidade interior quando os teus pensamentos, palavras e ações estão todos totalmente alinhados. Vais sentir-te poderoso e em harmonia contigo mesmo. Quando estás alinhado interiormente a este nível, isso reflete-se no teu tom de voz e linguagem corporal, que representam cerca de 90 por cento da comunicação. Por outras palavras, o que tu dizes não tem qualquer importância comparado com a forma como o dizes. As palavras apenas contam 7% da comunicação, ou seja se não estás alinhado, por muito que digas as coisas certas vai ser fácil notar alguma incongruência em ti pois a tua linguagem corporal e voz vão mostrar algo diferente do que estás a dizer.


10-Continua a CRESCER e a evoluir.

“O desenvolvimento constante é a lei da vida, e um homem que sempre tenta manter os seus dogmas para parecer consistente coloca-se numa falsa posição”.

Podes muito bem sempre melhorar as tuas habilidades, capacidades, recursos e hábitos. Viver com uma mente aberta permite que cresças constantemente. Se te prendes exclusivamente às tuas crenças podes acabar por te limitar e sabotar. Podes manter uma crença em algo e ser curioso e explorar outros caminhos, ideias e pensamentos sem perderes ou enfraqueceres os teus valores. Na realidade, ao fazeres isso, ganhas uma compreensão mais profunda de ti mesmo e do mundo. Este trabalho ao nível das crenças é muito poderoso e as pessoas libertam-se completamente quando eliminam crenças limitadoras que as estão a impedir de alcançar novos patamares nas suas vidas. É algo que trabalho muito no coaching e, quanto mais trabalho este ponto com as pessoas, mais me surpreendo com os resultados.

“Eu acordo todos os dias para melhorar a vida de alguém… Hoje é o teu dia!”
Coach José Maria Fonseca

Fonte: http://josemariafonseca.com/coaching/10-ideias-de-ghandi-que-podem-mudar-a-tua-vida/

Sem comentários: