sábado, fevereiro 08, 2014

5 maiores arrependimentos da vida que deves evitar

Hoje vou partilhar um artigo de uma enfermeira que trabalhou em cuidados paliativos durante muitos anos e decidiu escrever um texto revelando os 5 maiores arrependimentos das pessoas em final de vida. A importância deste artigo é enorme pois muitas vezes passamos a vida a adiar coisas que são importantes para nós, a adiar decisões que podem mudar a nossa vida, a adiar… e adiamos, adiamos, adiamos até que um dia já não podemos fazer nada e olhamos para trás com um sentimento de que tudo poderia ser diferente.
As coisas só podem ser diferentes se nós próprios fizermos por isso. A nossa vida é e será sempre aquilo que nós fizermos dela.
Lê o artigo completo em baixo e depois as questões que tenho para ti.
Uma enfermeira dos cuidados paliativos gravou os principais arrependimentos das pessoas em final de vida.
Não houve qualquer menção a saltos de bungee jumping ou mais sexo. Bronnie Ware é uma enfermeira Australiana que trabalhou muitos anos nos cuidados paliativos, cuidando de pessoas nas suas últimas 12 semanas de vida. Os seus pacientes eram aquelas pessoas que tinham chegado para morrer. Foram compartilhadas, ao longo dos anos, algumas experiências incrivelmente especiais.
Ware revela a incrível visão clara que as pessoas ganham no final das suas vidas, e como podemos aprender com elas. Quando questionadas sobre arrependimentos ou o que poderiam ter feito diferente surgem os mesmo temas e ideias vezes sem conta…
Aqui estão os cinco mais comuns:

1 . Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira alinhada comigo mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.

Este foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que a sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas com quem falei e que acompanhei não tinham vivido nem metade dos seus sonhos e morreram sabendo que foi devido às escolhas que fizeram, ou que não fizeram.

Lição 1:

Quanto mais alinhado contigo estiveres e com o teu eu mais profundo mais feliz serás no final. Quanto mais trabalho com as pessoas mais percebo que realmente as pessoas nem tão pouco sabem como se alinhar com elas próprias de forma a viverem a vida que merecem. Respeita-te acima de tudo e vive para ti, para alcançares os teus sonhos porque um dia, será tarde demais. Este é um dos grandes propósitos do meu Programa Crescer Para Ser Feliz.

2 . Eu gostaria de não ter trabalhado tão duro.

Este tema surgiu de todos os pacientes do sexo masculino que eu acompanhei. Perderam a possibilidade de acompanhar o crescimento dos seus filhos e de viver a relação com a sua esposa. As mulheres também falaram sobre esse arrependimento, no entanto, como a maioria eram de uma geração mais velha, a grande maioria não tinha sido responsável pelo sustento da casa. Todos os homens que companhei lamentaram profundamente o facto de terem dedicado tanto, quase exclusivamente, o seu tempo de vida ao trabalho.

Lição 2:

Se colocarmos todos os ovos no mesmo cesto… Se o cesto cair perdemos tudo. A nossa vida não depende apenas de uma área. A nossa vida feliz é o resultado de diferentes áreas equilibradas como saúde, dinheiro, família, romance, trabalho, vida social… Se passares a tua vida a dedicar-te exclusivamente a uma área apenas, no final vais-te arrepender e vais perceber que não foste realmente feliz.

3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos.

Muitas pessoas suprimiram os seus sentimentos a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, reduziram-se a uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eram realmente capazes de se tornar. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que carregavam.

Lição 3:

Não confundas expressar sentimentos com problemas. Muitas pessoas acreditam que ao expressarem os seus sentimentos vão criar problemas com os outros. Na maioria das vezes não são os teus sentimentos que provocam mal estar e conflito mas sim a forma como os expressas. O importante para manter a paz com os outros não é, de todo, evitar expressar sentimentos mas sim aprender a expressar os mesmos de forma a que os outros te compreendam e aceitem.

4 . Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.

Muitas vezes eles não percebem verdadeiramente a mais valia da companhia dos velhos amigos até estarem no seu leito de morte, e nem sempre foi possível encontrá-los nestes últimos momentos. Muitos envolveram-se tanto nas suas próprias vidas que acabaram por deixar que amizades de ouro, se desvanecessem ao longo dos anos. Havia muitos arrependimentos profundos sobre não dar às amizades, o tempo e esforço que mereciam. Todas as pessoas sentem falta dos seus amigos quando estão a morrer.

Lição 4:

Eu costumo partilhar nos meus workshops, programas e cursos algo muito importante: “Tudo na vida está a Crescer ou a Morrer. Tudo. A tua saúde, a carreira, as finanças, as amizades, a tua relação… Tudo.” A questão é que nós achamos muitas vezes que uma vez alcançadas as coisas, já está, não precisamos fazer mais nada. O problema é que se não alimentamos as coisas que são realmente importantes para nós, elas vão desaparecendo aos poucos. A lição é simples… Pensa em como estás (se é que o estás a fazer) a alimentar as tuas amizades porque, se não o estiveres a fazer elas estão a morrer e um dia…

5. Eu gostaria de me ter permitido a ser feliz.

Este é surpreendentemente comum. Muitos não percebem, até ao fim de que a felicidade é uma escolha. Ficaram presos nos velhos padrões e hábitos. A chamada “zona de conforto” tomou conta das suas emoções, bem como as suas vidas físicas. O medo da mudança fez com que fingissem para os outros e para si mesmos, que estavam satisfeitos. Quando lá no fundo, eles ansiavam rir, brincar e viver momentos de tolice nas suas vidas novamente.

Lição 5:

A tua vida começa no final da zona de conforto. Pensa no seguinte: Se tudo na tua vida está a Crescer ou a Morrer então quando tu estás na tua zona de conforto, em que nada acontece achas que estás a alimentar a vida ou a deixar morrer? Sem dúvida que a felicidade é uma escolha. Ser feliz é uma escolha, uma decisão. Para seres feliz tens que fazer por isso e para que tal aconteça tens que sair da tua zona de conforto.
Texto adaptado de World Online Observer
Vou partilhar aqui um vídeo que partilho no programa Crescer Para Ser Feliz que é importante neste tema.
Agora aqui ficam algumas questões para refletires:
1. O que farias de diferente, de novo, que tens adiado, se soubesses que tinhas apenas um ano de vida? Com quem querias estar mais?
2. Se tivesses apenas mais um mês de vida com quem querias partilhar cada momento? Onde, como e o que irias fazer?
3. O que podes fazer hoje, agora, para te alinhares mais contigo e viveres a vida que mereces de forma a que, dentro de 10, 20 ou 30 anos possas olhar para trás e agradecer todas as tuas decisões?
- See more at: http://josemariafonseca.com/coaching/5-maiores-arrependimentos-da-vida-que-deves-evitar/#sthash.agTGJ9TM.dpuf
http://josemariafonseca.com/coaching/5-maiores-arrependimentos-da-vida-que-deves-evitar/

Sem comentários: