sábado, janeiro 02, 2016

CHAVES PARA O AUTOCONHECIMENTO E A CURA–O valor da libertação através do Conhecimento e da Sabedoria

  Conhecimento e Sabedoria é o único meio direto para moksa= liberação. Se é possível ganhar liberação simplesmente por essas duas coisas, então a liberação não pode ser um acontecimento, não pode ser algo produzido por karma= ação. O conhecimento/sabedoria é o único meio direto, comparado a qualquer outro, inclusive meditação, oração, rituais, Yoga ou mesmo uma vida de dharma =integridade. Todas essas sadhanas, ou meios, contribuem para se adquirir conhecimento e sabedoria; mas apenas o conhecimento e a sabedoria, comparado á qualquer um desses, funciona realmente.O conhecimento funciona porque você já é liberado. O seu ser é Brahman – ele já é livre – e nunca esteve confinado. Neste mesmo momento ele não está confinado. Na hora do ensinamento, ele não está confinado, antes desse momento ele não estava confinado, tampouco pode ele ser confinado depois. Ele está sempre livre, é eternamente livre, portanto é tão sómente uma questão de reconhecer que O SER É LIVRE
2
A superimposição da limitação sobre o Atma devido à ignorância
Atma, o ser, é “como se fosse” limitado. A limitação aparente divide-se em três partes;
1-A primeira é a de kala, o tempo. Eu sou sujeito a nascimento, envelhecimento e finalmente à morte. Ao longo do tempo, atma parece limitado.
2-A segunda limitação é de desa= lugar. Eu estou aqui neste corpo sómente; fora deste corpo eu não estou. O corpo e o atma parecem ser idênticos e, assim, parece que o atma ocupa apenas um determinado lugar, que não está em toda a parte. Assim, atma parece limitado em termos de localização.
3-A terceira limitação é vastu= limitação a nível de objeto, que se expressa na forma de atributos: conhecimento, memória, saúde, força, altura e assim por diante. Kala, Desa, Vastu são responsáveis por todas as formas de limitação. Todos os seres humanos pensam ter essas três limitações: “Eu sou mortal, eu sou pequeno, eu tenho atributos limitados.”
EXPLICANDO A LIMITAÇÃO
Ninguém aceita a limitação – podemos apenas ser passíveis de uma limitação, mas não aceitá-la. Eu não posso dizer que sou limitado e me sentir feliz com isso, existe uma luta constante para se ver livre da limitação. Se atma for realmente limitado vai permanecer sempre limitado, não importa quantas modificações você introduzir. Vamos imaginar que você assuma um corpo celestial – ainda assim ele será limitado. Se você mudar o lugar e for “para o céu”, ainda terá limitação. Portanto o status de limitado não será anulado ou modificado mesmo se você assumir um novo corpo ou um novo lugar. Não importa que mudanças você fizer nesse corpo – ele ainda assim permanecerá limitado! Se atma for realmente limitado em algum momento, em algum lugar – ele permanecerá sempre limitado.
Mas, se o atma é “como se fosse” limitado, então ele não é realmente limitado. No seu ponto de vista, atma é limitado – na visão dos Upanishads, ele não é absolutamente limitado. Assim, temos dois pontos de vista: a visão  de que o “Eu” não é limitado de modo nenhum: não existe nenhum confinamento; mas porque existe uma sensação de limitação, é que existe uma luta da parte do indivíduo para se livrar dessa limitação.
COMO SE TORNAR ILIMITADO?
Como será que posso me tornar ilimitado? Você não pode se tornar ilimitado; você é ilimitado. É devido tão sómente à ignorância, que o atma parece ser limitado. Portanto, tudo o que você tem a fazer é eliminar essa ignorância. Uma vez que o problema é a ignorância, tudo o que temos de fazer á respeito, é apenas remover essa ignorância e nada vai remover a ignorância a não ser o conhecimento com sabedoria. Nenhuma forma de ação irá remover a ignorância, pois a ação, não sendo oposto de ignorância, não pode eliminá-la.A ação implica num agente. Se a autoria de uma ação é considerada como uma qualidade intrínseca de uma pessoa, existe ignorância do ser, atma, que não é agente de nenhuma ação. A autoria, que é confirmada pela ação e que está por trás de cada ação, é uma superimposição no atma; uma superimposição devida tão sómente à ignorância. Essa superimposição não é deliberada, como ao superimpor uma nação inteira na sua bandeira, ou superimpor o Senhor em um ídolo. Aqui eu não estou deliberadamente superimpondo autoria em atma – eu erradamente acredito ser um agente. “Eu fiz isso, eu fiz aquilo, eu deveria ter feito isto”. Isso tudo porque atma é considerado como limitado, considerado como aquele que faz a ação.A ignorância se manifesta na forma de autoria da parte do atma. Ações feitas com um sentido de autoria da ação produzem resultados na forma de punya= mérito, e papa= demérito. Punya e papa por sua vez se tornam a causa de se assumir sucessivos nascimentos. Esse processo continua até que a ignorância tenha sido eliminada.
Sómente o conhecimento se opõe à ignorância
Sómente o conhecimento com sabedoria,  remove a ignorância. Como a luz se opõe à escuridão, da mesma forma conhecimento e sabedoria se opõe à ignorância. Da mesma forma que a escuridão não pode estar onde a luz está, a ignorância não pode estar no mesmo lugar onde o conhecimento com sabedoria se encontra. A escuridão não pode ser removida por nenhuma ação e, sim, sómente pela luz. Ignorância do Ser não é meramente ausência de conhecimento e sabedoria, muito embora essa ignorância desapareça ao despontar destes últimos. Isso é muito importante. Não se pode dizer que a escuridão não existe; até que chegue a luz, ela existe. Algo que não existe não pode criar problemas; A ignorância do Ser é algo que existe, cria problemas, cria erro e cria uma sensação de limitação.Sómente conhecimento com sabedoria é capaz de remover a ignorância do Ser. O fato de que sou saccidananda=existência, conhecimento, plenitude, não vai eliminar a ignorância. Mas o conhecimento de que eu sou saccidananda elimina a ignorância. A noção de que eu sou um agente limitado da ação é negada pelo conhecimento de que eu sou ilimitado, que atma é sempre existente, sempre efulgente, sempre pleno, e é esse conhecimento, o qual se dá no intelecto, que remove a ignorância. Portanto, o conhecimento de minha ilimitação remove a noção de que eu sou um agente limitado.
Tendo a ignorância ido embora, ela não pode regressar e substituir o conhecimento com sabedoria, da mesma forma que a escuridão não pode entrar onde a luz estiver, a ignorância não pode entrar onde o conhecimento estiver. A ignorância pode existir tão sómente enquanto o conhecimento sábio não tiver ocorrido. A ignorância não tem princípio – até que o conhecimento/sabedoria ocorra, a ignorância é soberana. Até mesmo uma escuridão que tenha existido em uma caverna por milhares de anos desaparece instantâneamente ao entrar a luz! Da mesma forma, tudo o que é preciso para remover a ignorância que não tem início é conhecimento – agora.
Não existe nenhuma ação que possa remover ignorância, somente pramanavicara= o questionamento discriminativo  produz o conhecimento sábio que pode eliminar a ignorância.Há 3 premissas básicas;
1- Desravana, ouvir o ensinamento;
2-Manana, refletir sobre o ensinamento;
3-Enididhyasana, contemplação.
Entretanto, as premissas requerem uma mente preparada, porque a mente é o local onde o conhecimento sábio tem que ocorrer. Essa mente pode ser fortalecida, a fim de receber esse conhecimento, motivo pelo qual você precisa de sadhanas secundárias, e é aí que entram karma yoga, meditação, oração, etc. Através da ação, você adquire uma mente preparada – através do conhecimento sábio você ganha moksa. Sem conhecimento não há liberação.
PORQUE NOS SENTIMOS PRISIONEIROS DE IDÉIAS/EMOÇÕES/PENSAMENTOS LIMITADORES?
O problema do aprisionamento existe porque, devido à ignorância, atma é considerado como limitado. Quando essa ignorância é destruída pelo conhecimento, atma é revelado como auto-evidente, auto-efulgente, uno e não dual. Ao despontar do conhecimento sábio, o atma que parecia limitado devido à ignorância, deixa de ser visto como limitado. Atma é a única coisa que existe – não existe mais nada. Se houvesse outros atmas, cada um seria novamente limitado por tempo, lugar e objetos – haveria um e mais muitos outros. Somente atma é satyam= verdadeiro, tudo o mais é reconhecido como mithya=  realidade aparente. É assim que o mundo todo é. Tempo e lugar e todo o mundo dentro dos parâmetros brilham a partir de atma e têm sua existência em atma.
O sol é auto-evidente, não necessitando nenhuma lanterna ou qualquer outra luz para se revelar a seus olhos. De forma similar, o ser é auto-revelante, não necessitando qualquer outra luz para se revelar. Uma nuvem pode encobrir a resplandecência do sol, mas não a existência do sol. Do mesmo modo, a ignorância pode encobrir o fato de que “eu sou ilimitado“, mas não pode ocultar que “eu sou, eu existo”. Da mesma forma como a nuvem, que parece encobrir o sol, só pode ser vista por intermédio da própria luz do sol que ela encobre, assim também o senso de limitação e aparente diversidade na criação é conhecido apenas pela consciência ilimitada que é o ser. Assim como o sol brilha em sua própria luz quando a nuvem se vai, o ser brilha como único, não-dual quando a ignorância é removida.
É por isso que o conhecimento é adequado para promover a liberação. É sómente devido à ignorância que atma parece ser limitado. Quando a ignorância vai embora, atma é visto brilhando como ilimitado em sua própria glória. Ele não necessita de nenhuma luz porque ele é a própria luz graças à qual você conhece a tudo. Atma é auto-revelante; sómente a noção de que eu sou aprisionadoé negada. O ser é libertado da noção de limitação, e é desta forma que moksa é atingido através do conhecimento. O conhecimento é o único meio direto para se conquistar a liberdade porque o aprisionamento é devido à ignorância.
O SENTIDO MAIOR DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA
Nos relacionamentos de cunho superior, estamos além da alegria quando entramos em contato com nosso verdadeiro Eu Superior e nos encontramos com nossos  irmãos e irmãs, parceiros e amigos de que natureza for. Nós os amamos, estamos felizes quando estamos ao redor deles, e os “vemos’ e os aceitamos com todos os seus próprios dons e talentos e por precisamente quem eles são. Nós os reverenciamos, nós os respeitamos profundamente e os reconhecemos.Isto é conhecimento desta natureza superior e sabedoria ao avaliá-la e conviver com ela.
Nós os vemos, não através de quaisquer reflexos ou projeções nossas(sabedoria), mas, simplesmente, por quem eles são(conhecimento). Estamos conscientes de sua presença, e deixamos o espaço para que eles existam em nosso espaço. Nós os ouvimos, nós os reconhecemos, nós os vemos fora de nós mesmos. E há um apoio mútuo(conhecimento sábio).
Isto segue pelos dois caminhos, e não apenas por um. Nós os vemos claramente e não através do filtro de quem nós somos ou do que precisamos(sabedoria). Trata-se mais do outro e bem menos de nós mesmos. Isto é reverência. E quando o outro que reverenciamos nos vê, em retorno, é formada uma conexão poderosa e forte de luz.(conhecimento).Desta maneira, estamos ainda na fase onde estamos continuando a construir e a fortalecer a nova grade cósmica, através de interações de amor mútuo entre nós mesmos e os outros. Amor mútuo é a cola que irá sustentar a nossa nova realidade e o processo que continua a pedir a nossa participação.(conhecimento sábio)À medida que nos afastarmos das energias antigas, nós nos encontraremos no novo, mais seguros, mais ancorados e em espaços de vibração mais elevada do que já experienciamos até agora(conhecimento). Estamos nos aproximando rápidamente da grande deterioração do velho, e é assim que foi pretendido. A deterioração chegará disfarçada como escuridão, mas é realmente a luz servindo como catalisador para a mudança.(sabedoria);Pois não há realmente nenhuma escuridão, será a luz disfarçada de escuridão que nos “cutucará” e nos estimulará para criarmos algo novo, para criarmos um forte desejo pela luz (impulsionando-nos nesta  desejada direção, de que se trata a nova realidade=conhecimento), e nos incentivar a sairmos da velha realidade , olharmos para cima e ao nosso redor e começarmos a criação do novo em uma realidade física.(conhecimento sábio).
O PASSO Á PASSO PARA ADQUIRIR SABEDORIA COM CONHECIMENTO
Os acessos multidimensionais do passado estão se fechando, e os acessos do futuro estão se abrindo em um ritmo cada vez mais rápido à medida que o processo de ascensão se acelera. O medo da mudança foi o principal fator de controle de nossa consciência por um tempo muito longo(falta de conhecimento e desconhecimento do que era ter sabedoria para avaliação). No começo de nossa jornada para a densidade, nós buscamos uma grande variedade de auto- expressão e mudança, e nos deleitamos cada nova criação. Foi apenas durante nossas experiências terrenas, que nos esquecemos éramos co-criadores dotados da plena medida de capacidades criativas e que temos uma conexão direta com a Fonte do Poder da Criação, através do Rio da Vida/Luz.(conhecimento sábio).
Há atualmente dois tipos em franca evolução(ou não) se polarizando no planeta, onde o conhecimento sábio é fator preponderante para a diferenciação;
 1-SER ESPIRITUAL/HUMANO torna-se progressivamente cônscio e começa a refinar a mente subconsciente, o que conduz á uma reconexão com o Eu Alma e com a mente Superconsciente. Essa é a nossa ligação com os padrões vibracionais e com a sabedoria expandida dos reinos espirituais de frequência superior, através dos muitos aspectos do nosso Eu Superior. Muito provávelmente, nessa etapa, começaremos a ter lampejos de inspiração, através da intuição, o que se acelera com a meditação e uma volta para dentro. O poder da mente é, desse modo, aprimorado, e o aspirante começa a considerar o mundo e os eventos atuais á partir de uma perspectiva superior, que incorpora um quadro de realidade maior e mais expandido. Os centros dos chacras gradativamente retornam ao equilíbrio e à harmonia, e começam o processo de integração da sabedoria superior da Mente e do Coração Sagrados, funcionando, desse modo, em harmonia um com o outro sob a direção da Alma e da Superalma-Eu Superior(conhecimento expansivo e sólidamente construído e sabedoria paulatinamente trabalhada e experenciadamente reflexiva).
2-UM SER FÍSICO/HUMANO, funcionando dentro dos padrões distorcidos de frequência da terceira e quarta dimensões inferiores, utilizam as mentes subconsciente e consciente, juntamente com uma sobreposição de memórias de encarnações passadas. Ele/ela é em grande parte focado(a) externamente e é fortemente influenciado(a) pelos condicionamentos familiares junto com as tradições culturais e a religião. Os padrões de pensamento são amiúde distorcidos e geralmente auto focados, com isso, vendo sómente o pequeno quadro(conhecimento distorcido e manipulado e sabedoria equivocada e tendenciosa).
Sem título
Há ainda muitas Almas jovens nos países subdesenvolvidos, que estão funcionando em sua NATUREZA ANIMAL/HUMANA,SEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA e estão principalmente concentrados nos três chacras inferiores. Nesse nível, os centros dos chacras são em sua maioria centros da mente inconsciente. Essas Almas queridas são essencialmente influenciadas pela mente subconsciente e pela consciência limitada(pouco ou nenhum conhecimento, sem sabedoria). São guiadas pelas vidas passadas e memórias raciais, e por uma realidade instintiva baseada na sobrevivência. A maioria tem um foco muito estreito no eu (self) e na sobrevivência familiar. Essas são as Almas preciosas que serão levadas para outros planetas primitivos onde o espectro da polaridade/dualidade da terceira e da quarta dimensões, que estará no equilíbrio adequado. Esses entes queridos terão uma oportunidade de continuar sua jornada nos reinos físicos da consciência em um ambiente muito mais agradável e estimulante(onde poderão desenvolver o conhecimento sábio paulatinamente)
Nós, as Sementes Estelares Despertas e em processo de despertar, somos sinalizadores do Caminho, e no Caminho, somos os que estão tornando isso possível, porque concordamos em encarnar em níveis mais densos da materialidade a fim de ajudar a elevar a consciência de toda a humanidade de volta às iluminadas regiões de Luz e Automestria(onde o ascesso ao conhecimento sábio é fator preponderante á evolução). Todavia,  precisamos lembrar de que não importa a idade da consciência da nossa Alma ou o conhecimento sábio que já adquirimos, e independentemente das coisas maravilhosas e benevolentes que realizamos no passado, a escolha de seguir o Caminho da Luz precisa ser feito conscientemente em cada existência, em cada encarnação e em cada ciclo da experiência(sabedoria com conhecimento).
1A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO SÁBIO DA NOVA ERA
A Eletrônica e a Internet foram e são a nossa ferramenta mais importante pela abrangência, enquanto muito estava e está sendo reorganizado; elas nos passam as informações on line em tempo real,  através da aparente escuridão, para começarmos a criar o novo no mundo físico. Desta forma, haverá reestruturação, tanto quanto a soberania e o rompimento da assim chamada escuridão, que se tornará intolerável.Aomesmo tempo, estamos muito mais próximos agora do que nunca de uma realidade com luz em sua essência, e do simples evento de qualquer chamada “escuridão” sendo exposta á nossa luz cada vez mais presente. Este processo, então de deterioração e de reestruturação,tenderá cada vez mais a avançar muito rápidamente.Em última análise, são as energias que criamos através do amor e da reverência mútuos que servirão para acelerar o nosso processo. Estamos realmente construindo a nova realidade através do nosso amor pelo outro, uma ponte segura e sólida de amor, de uma vez por todas.Não devemos confundir jamais conhecimento com sabedoria. Um nos ajuda a entender e organizar a vida; o outro, a construir uma vida, na acepção da palavra.
************************************************************************************************************
CONCLUSÃO E NOTA DO BLOG
Temos seguido silenciosos, hesitantes e algumas vezes  desanimados, sem aparentemente nenhuma esperança por qualquer tipo de mudança. Podemos estar, neste ponto, tão distantes da esperança, que a esperança não é mais algo que possamos encontrar com tanta facilidade. Mas ainda assim, isto é simplesmente uma manifestação de nosso atual estado, e este estado é somente temporário.Pequenos vislumbres de esperança podem ter encontrado o seu caminho para nós sómente  á pouco tempo; Um sentimento novo e estranho para muitos de nós. As coisas estão melhorando e já podemos sentir que estamos  nos tornando mais fortes e nos conectando com o novo a cada dia.Podemos estar certos de que estamos sendo cuidados e protegidos. Fizemos progressos e uma maior conscientização de coisas boas estão ocorrendo. Ao mesmo tempo, nós também estamos nos desligando de nossos espaços normais. A desconexão pode chegar de várias formas. Podemos ter os nossos celulares apresentando algum defeito, ou agindo de forma diferente do normal e podemos nos encontrar desconectados de nossos antigos lares e relacionamentos por estranhas razões, ou podemos até ter os membros de nossa família distantes de nós,íntimamente.Seja qual for o processo, estamos nos desconectando de muita coisa, a fim de nos prepararmos para a Grande Reestruturação que logo irá ocorrer.Assim que estivemos livres por algum tempo de todos esses laços antigos que não nos servem mais, nós então nos reconectamos, e isto tem chegado periódicamente  na forma de ondas de grande explosão solar que alcançaram a Terra este ano e seus efeitos puderam ser sentidos (especialmente para os mais sensíveis) por vários dias. Elevamo-nos como um todo para um espaço inteiramente novo. Desta maneira, tivemos uma grande limpeza e nos purificamos os nossos espaços e muito mais, enquanto ao mesmo tempo, tocamos muito profundamente no novo e o ancoramos. E porque fizemos tanto progresso em relação a retirarmos as camadas através da ascensão, fomos literalmente esvaziados e por isso muitos ainda não estão centrados em novos patamares e outros estão ainda sem ter as coisas muito claras,mas sabendo que algo está mudando vertiginosamente.Para aqueles que estavam em primeiro plano e para aqueles em que restaram menos camadas, este esvaziamento foi muito doloroso. Especialmente para o corpo físico. Lembremo-nos que os mais depertos foram básicamente “preparados antes” por mais tempo do que  a maioria , assim estes tipos de eventos os atingiram em níveis bem mais profundos do que a maioria. Tivemos que ancorar e ter essas novas energias da nova realidade retidas. Assim, ainda que possamos ter sentido alguns vislumbres de esperança pouco antes, estes eventos recentes em nós e no planeta, estão servindo para consolidar a nossa nova realidade e os novos degraus que recentemente encaixamos. Desta forma, depois que estes eventos começar a enfraquecer seus efeitos, iremos nos sentir muito, muito mais fortes do quenunca.Mas há ainda mais. Sempre que entramos em um espaço de vibração mais elevada, as energias mais densas e mais escuras são desalojadas. Desta maneira, elas não têm nenhum lar; Elas não sabem para onde ir e agora se encontram expostas à luz; e quando elas começam a entrar em pânico, todo a “energia escura” pode ser liberta.Devemos nos lembrar de que não há realmente nenhuma escuridão, certo ou errado e nem bom ou mau, mas simplesmente energias que vibram em níveis diferentes. E tudo real e simplesmente, apenas È. Nestas novas energias, nós reconhecemos, aceitamos, reverenciamos e amamos profundamente. É o amor que realiza a cura. Precisamos sómente resplandecer a luz e oferecermos amor, ou se estivermos muito esgotados e exauridos, precisamos simplesmente “ser”, confiarmos, aceitarmos e deixarmos ir.
EQUIPE DA LUZ É INVENCÍVEL
*************************************************************************************************************
*********************************************************************************************************************
Bibliografia para consulta
1-O despertar de uma nova consciência
Eckhart Tolle
2-Momento de despertar
Shakti Gawain
3-Psicologia da Alma
Dr Joshua David Stone
4-Um Curso em Milagres
Foundation for de Inner Peace
5-Ascenção Cósmica-roteiro para os reinos desconhecidos da luz
Dr Joshua David Stone
6-Sua missão ascencional-O seu papel no Plano Maior
Dr Joshua David Stone
7-Ascenção Cósmica
James Tyberonn
8- O processo da Iluminação Espiritual
Judith Blackstone
9-Reflexões sobre a vida
 Jiddu Krishnamurti
10-Urântia Book
11-Manuscritos -acervo pessoal
12-Use sua Mente
Tony Busan
13- Passo á Passo-A Jornada do Autoconhecimento
Carlos A. Bacelli
14-Autoconhecimento-A chave da Mudança
Carlos Roberto da Silva Junior
15-Ouse ser Voce Mesmo
Allan Cohen
16-Matéria e Pensamento
 Jean-Pierre Changeux/Alain Connes
17-Aos Pés do Mestre
 Jiddu Krishnamurti
Divulgação: A Luz é Invencível
Fonte: https://portal2013br.wordpress.com/2015/12/20/chaves-para-o-autoconhecimento-e-a-cura-o-valor-da-libertacao-atraves-do-conhecimento-e-da-sabedoria/

Sem comentários: